Limpe o banheiro corretamente

@RachelKrishna 24/10/2010 5
Limpe o banheiro corretamente

Siga o Rio de Janeiro no Instagram: :)

Como limpar o banheiro

banheiro Limpe o banheiro corretamente

Limpar o banheiro e mantê-lo arrumado é uma tarefa árdua. Porém com algumas dicas você pode executar essa tarefa facilmente. Por higiene, o banheiro deve ser limpo diariamente ou pelo menos, uma vez por semana, pois a limpeza em dia é possível evitar até mesmo a propagação de doenças.

Piso:

Caso o piso seja de cerâmica é indicado que você esfregue com água, sabão em pó e água sanitária, e após esfregá-lo puxe para o ralo e enxágue. Já para pisos de granitos ou mármores é permitida a utilização apenas de detergente neutro.

Cuba, pia e bancada:

Essas peças geralmente são de cerâmica, fórmica ou mármore reconstituído. Estes materiais são duráveis e de fácil limpeza.

No mármore reconstituído: Evite usar limpadores abrasivos ou palha de aço porque arranham a superfície, dificultando a limpeza.

Fórmica:  Para limpar a fórmica, utilize uma esponja dupla face com fibra sintética abrasiva de um lado e espuma de poliuretano do outro. Umedeça-a com um pouco de água, já que o lado da fibra é simplesmente abrasiva demais para soltar a camada de gordura e outro tipo de sujeira. Vire a esponja e use a espuma para enxugar a superfície limpa.

Se a mancha persistir, espalhe bicarbonato de sódio e esfregue suavemente. Se isto não resolver o problema, aplique uma pasta de limpeza com uma esponja úmida.

Espelhos:

Para limpar espelhos, use um pano limpo e seco e uma das soluções abaixo.

* Misture 1 e 1/2  xícara de amônia em 3,7 litros de água. Aplique com uma esponja ou despeje a solução num recipiente tipo spray e borrife diretamente sobre o espelho. Lustre com um pano de algodão, camurça ou papel toalha. O vinagre pode ser substituído por amônia.

* Coloque o vinagre numa vasilha ou panela rasa, amasse uma página de jornal, mergulhe-a no líquido e passe sobre o espelho. Enxugüe várias vezes com o mesmo jornal até que o espelho esteja quase seco. Lustre com um pano limpo ou com uma outra página de jornal.

* Misture 2 xícaras de álcool isopropílico (solução a 70%), 2 colheres (de sopa) de detergente e 2 xícaras de água. Agite bem a mistura e coloque num recipiente tipo sapray. Borrife diretamente sobre o espelho. Lustre com um pano de algodão, camurça ou papel toalha.

Boxes e Banheiras:

A área do chuveiro exige um pouco mais de trabalho para ficar limpa. Mas se você seguir as dicas abaixo, o trabalho pode ficar um pouco mais fácil.

* Evite o surgimento de mofo secando as paredes do box com uma toalha velha depois do banho.

* Se a área do chuveiro está sujeita a mofo, passe um desinfetante e uma solução inibidora de mofo, periodicamente. ( Deixe a porta do box um pouco aberta para permitir a circulação de ar. Isso vai bloquear a ação do mofo) .

* As portas dos boxes de vidro vão brilhar quando você limpá-las com uma esponja mergulhada em vinagre branco.

* Adicione 1 xícara de amaciante de roupa a 1/4 de água morna e use para limpar a espuma e os restos de sabonete das portas do box.

* Misture 1 parte de óleo com 4 partes de água num recipiente com borrifador. Borrife a mistura sobre a crosta de sabonete e sobre a sujeira do box ou da banheira. Seque com uma esponja.

* Se a argamassa ou a vedação do box estiverem desgastadas na junção das paredes com a banheira ou com o piso do box, faça de novo a vedação para evitar infiltração.

* Quando as paredes de azulejos precisarem de uma limpeza mais profunda, deixe a água quente ligada para que o vapor amoleça a sujeira. Usando um esfregão, limpe com uma mistura de 1 e 1/2 xícara de vinagre, 1 xícara de amônia e 1/4 de xícara de bicarbonato de sódio em 3,7 litros de água morna. Em seguida enxágüe bem. Nota: nunca use abrasivos ou palha de aço.

* Cubra os ladrilhos do box com lustra-móveis para evitar a formação de crostas de sabonete e manchas de água.

* Limpe os resquícios minerais do chuveiro tirando a carcaça de plástico e mergulhando-a no vinagre. Depois passe uma escova de dente nos depósitos de sujeira. Limpe os buracos com um arame, alfinete ou palito.

Banheiras:

* Banheiras de porcelana devem ser limpas com produto não-abrasivo ou limpador líquido. Despeje o produto numa esponja úmida e aplique sobre a superfície da banheira ou da cuba. Utilize uma esponja de fibra sintética nas superfícies mais difíceis. Depois, enxágüe bem.

* Quando você for limpar a banheira, remova também os fios de cabelos que ficam no ralo para evitar entupimento.

* Banheiras em fibra de vidro devem ser limpas com produto específico ou com limpador não-abrasivo. Aplique o produto com uma esponja úmida e enxágue bem.

* Removedores de ferrugem são bastante eficazes. Use luvas de borracha quando for manusear esses produtos porque eles contêm ácido. Você pode limpar também suportes de porcelana descoloridos com uma pasta feita com creme de tártaro misturado a peróxido de hidrogênio ou uma pasta feita com bórax misturada com suco de limão. Esfregue a pasta suavemente com uma escova nas áreas manchadas e enxágüe bem.

* A mancha escura de sujeira que pode estar marcando a parte interna ao redor da banheira pode ser tirada apenas com o uso de uma esponja. Cubra essa mancha com uma pasta de creme de tártaro e peróxido de hidrogênio. Quando a pasta secar, retire o excesso com uma esponja.

* Para remover a descoloração de uma banheira amarelada, esfregue a banheira com uma solução de sal e aguarrás. Depois enxagüe bem. Cuidado:  use luvas de borracha ao manusear essa solução.

Vasos Sanitários:

* Limpe e desinfete o vaso com 1 e 1/2 xícara de água sanitária. Despeje dentro do vaso e deixe agir por 10 minutos. Esfregue com a escova para vaso sanitário e dê descarga.

* Se tiver uma mancha mais resistente, faça uma limpeza de um dia para o outro no vaso sanitário colocando 1/4 de xícara de bórax na parte interna e deixando a mistura permanecer até o dia seguinte.

* Manchas de ferrugem na borda interna do vaso sanitário saem com clareador de lavanderia. Proteja suas mãos com luva de borracha ao manuseá-lo.

Obs: Produtos químicos para limpeza de vaso sanitário não devem ser usados para limpar banheiras ou pias.

Cortinas e Tapetes:

* Para prevenir o enrugamento das cortinas, coloque-as na máquina de lavar com 1 e 1/2 xícara de detergente e 1 e 1/2 xícara de bicarbonato de sódio. Adicione uma xícara de vinagre no ciclo de enxagüe. Pendure as cortinas assim que terminar tudo e deixe-as secar.

* Quando você limpar uma cortina plástica de banho, mantenha a peça macia e flexível adicionando algumas gotas de óleo mineral. Mantenha a maciez passando uma solução de água morna e óleo mineral.

* Elimine o mofo borrifando desinfetante nas cortinas.

* Limpe o tapete de vinil ou de borracha do banheiro colocando-o na máquina com sabão em pó. Posteriormente, enxágüe com uma solução de água e vinagre.

Mistura caseira para desentupir ralos:

Ralos podem ser desentupidos derramando-se 1 e 1/2 xícara de bicarbonato de sódio com 1 e 1/2 xícara de vinagre. Cuidado: a interação desses dois ingredientes gera espuma e vapor. Recoloque a tampa do ralo. Lave o ralo com água corrente depois de três horas.

 


Siga o Rio de Janeiro no Instagram:
Cadastre-se rapidamente para comentar, escolha sua Rede Social favorita.
(Se não estiver vendo mais os ícones das Redes Sociais, significa que já está cadastrado).
Li e concordo com os termos de serviço.

5 Comentários »

  1. marta abi jaudi 25/06/2012 at 11:48 PM - Reply
    gostei muito das dicas, o tapete do meu box fica com mofo, entao devp lava=lo com desinfetante e bater na maquina com sabao em pó
  2. Larissa 18/12/2011 at 1:17 AM - Reply
    Puxa, muito legal ter achado essas dicas. Estava precisando saber como tirar uma mancha do meu balcão de granito. Vou testar sua sugestão!
    • @RachelKrishna 18/12/2011 at 4:50 PM - Reply
      Que bom que tenha gostado, Larissa!!
      Espero que seu banheiro fique um brinco!!!
      Beijos!!!
  3. Leila 09/08/2011 at 10:09 PM - Reply
    Parabéns pelo Blog, muito interessante e elucidativo, adorei! Li todos os detalhes! Lidar com a limpeza de um banheiro não é uma tarefa fácil…
    • @RachelKrishna 10/08/2011 at 1:10 AM - Reply
      Obrigada pela visita e elogio, Leila!!
      Volte Sempre!!
      Ficamos muito felizes com o seu comentário!
      Beijos!! :D

Comente! »