O efeito benéfico do álcool

@RachelKrishna 25/11/2010 1

Beber moderadamente faz bem à saúde

beber cerveza 300x212 O efeito benéfico do álcool

Os resultados de um estudo revelaram como o consumo moderado de álcool pode ajudar a prevenir doenças cardíacas, bloqueando os sinais de moléculas ligadas ao acúmulo de placas nas artérias.

As moléculas, chamadas de “Notch“, as proteínas, são vitais para o desenvolvimento embrionário, e, em adultos, elas ajudam a controlar uns pequenos músculos involuntários que regulam o fluxo sanguíneo das artérias. Quando as moléculas Notch são estimuladas por elevados níveis de tabagismo, colesterol ou alterações no fluxo de sangue – eles ajudam a estimular as células do músculo liso a se multiplicar, o que pode levar ao desenvolvimento de placas arteriais, afirma a pesquisadora Eileen Redmond, professora adjunta no departamento de cirurgia da Universidade de Rochester Medical Center.

Mas quando essas células musculares lisas são expostas ao álcool, a sinalização Notch fica bloqueada, e as células da parede arterial não crescem nem engrossam, afirmou Redmond.

Beber pequenas quantidades, regularmente, é como obter o melhor efeito, disse ela na MyHealthNewsDaily. “São as pessoas que bebem um ou dois drinques por dia que têm a melhor proteção” de uma doença cardíaca.

No entanto, o consumo excessivo de álcool pode ser prejudicial ao coração e pode levar a um acidente vascular cerebral, segundo a American Heart Association.

O estudo foi publicado 18 de novembro nos jornais Arteriosclerosis, Thrombosis and Vascular Biology.

Testando a teoria

Os pesquisadores cultivaram células de artérias coronárias humanas em pratos, e os expôs ao álcool. Eles descobriram que o álcool amenizou o crescimento das células arteriais, colocando freios às capacidades de sinalização Notch, afirmou Redmond.

Em seguida, os pesquisadores testaram os efeitos do álcool em ratos. Deram à um grupo de ratos o equivalente a duas bebidas alcoólicas por dia, e outro grupo sem álcool. Camundongos que receberam o álcool tiveram menos sinalização Notch, e seus vasos sanguíneos ficaram mais finos do que os ratos que não bebiam, de acordo com o estudo.

A descoberta demonstra como o álcool funciona para beneficiar o coração – e abre caminho para futuras pesquisas de um medicamento que pode imitar o álcool, disse Redmond.

“Se pudermos entender os mecanismos mediando os efeitos benéficos do consumo moderado de álcool, nós podemos desenvolver a terapia que pode imitar efeitos positivos sem a intoxicação e efeitos deletérios do álcool “, disse ela.

Aplicações na vida real

A descoberta confirma evidências de outros estudos que o consumo moderado de álcool é bom para a saúde do coração. Um estudo apresentado na reunião da American Heart Association deste mês constatou que pacientes cardíacos do sexo masculino que beberam levemente ou moderadamente eram menos propensos a sofrer um ataque cardíaco ou derrame do que os pacientes que não bebem.

Mas o que conta como uma dose saudável de álcool? A Mayo Clinic recomenda que mulheres saudáveis, não bebam mais de três drinques em uma ocasião, ou sete doses por semana. Homens saudáveis com idades de 65 anos e jovens bebem mais de quatro doses por ocasião, ou 14 doses por semana. homens saudáveis com idades de 65 anos não devem beber mais de três drinques por ocasião, ou sete doses por semana.

Fonte: myhealthnewsdaily

Cadastre-se rapidamente para comentar, escolha sua Rede Social favorita.
(Se não estiver vendo mais os ícones das Redes Sociais, significa que já está cadastrado).
Li e concordo com os termos de serviço.

1 Comentário »

  1. Ada 08/05/2011 at 8:24 PM - Reply

    muito bom !! assim da para ver tudo que é moderado da certo não é prejudicial

Comente! »