As 10 melhores dicas de SEO para Twitter

@BrunoSwell 19/07/2009 10

blogpop equipe As 10 melhores dicas de SEO para Twitter

Artigo Original: The Top 10 Twitter SEO Tips Traduzido por: @rodneydrummer

Em breve mais artigos traduzidos que fazem a diferença.

Mike Dobbs é o diretor da SEO na 360i, uma agȇncia de marketing digital que impulsiona resultados para marcas famosas. A agȇncia recentemente lançou o Social Marketing Playbook (Marketing, um guia para as marcas. Você pode seguir 360i no Twitter.)

Com todos os rumores sugerindo que o Google irá oferecer brevemente a possibilidade de busca em tempo real, Tweets, indexação e outros dados em tempo real na web, agora é um bom momento para se ter uma atenção maior à sua presença no Twitter (smiletwitterseo As 10 melhores dicas de SEO para Twitter). Mesmo hoje, o que você escreve no twitter pode ser usado contra você nas ferramentas de busca, embora, possa também ser usado em seu favor.

Por exemplo, o Google (smiletwitterseo As 10 melhores dicas de SEO para Twitter) já esta indexando tweets (embora, não em tempo real) então, as páginas do Twitter e até tweets individuais já começaram a aparecer entre os resultados das buscas no Google.

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[A página do Twitter de Mashable aparece em uma pesquisa no Google.]

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[Tweets aparecem inclusive na primeira página do Google
para buscas simples, como neste exemplo para a consulta "Pac Man tweet”
]

Mas, não tenha medo, você ainda tem tempo de melhorar sua imagem no Twitter antes que seus posts antigos sobre o que você almoçou comecem a aparecer nas pesquisas pelo seu nome. Seguindo essas 10 dicas no Twitter, você, sua companhia ou marca podem criar uma melhor impressão em posições mais altas nas ferramentas de pesquisa.

1. Escolha bem suas cartas


Assegure-se de escolher bem o que é importante para você e sua campanha, e que seja fácil de ser lembrado. A sua imagem (também conhecida como nome de usuário – Username) então se torna parte da sua URL pessoal como: twitter.com/suapagina ou twitter.com/seuassunto. Fazendo isso você cria um endereço fixo para futuras consultas, o que também pode ser útil para dispor informações ligadas com outros canais. Então escolha bem! O desafio interessante: Pensar nisso enquanto mantém seu nome curto e sucinto para que seja facilmente “twittavel”.

2. Selecione o nome com sabedoria.


Fazer com que o Nome reflita sua marca da melhor maneira possível. Seu nome é o que aparece no seu perfil e que pode ser diferente do seu nome de usuário – Username. Você obviamente quer um Nome que promova sua companhia, a sua marca ou a você mesmo. Você deveria também considerar qual variação do seu nome (Nome ou Username) é mais freqüentemente pesquisado a cada mês.

3. Faça valer a sua Bio


Otimizar a “Bio” de sua pagina no Twitter para que inclua o que é mais importante, as frases-chave de sua marca. Tire vantagem de todos os 160 caracteres! (Sim, é isso mesmo: Eles te dão 20 caracteres a mais que um “Tweet” normal.) A sua “Bio” deve estar fortemente ligada ao conteúdo que você disponibiliza em sua página no Twitter.

4. Divulgue


Agora pense nas maneiras de criar a reputação dessa página social recém criada. Por exemplo, você pode integrar a sua URL do Twitter em seu website adicionando um lembrete para que seus clientes/visitantes o sigam no Twitter. Você também pode integrar a sua URL do Twitter no rodapé (Global Footer) para que apareça no final de cada página do seu website. Ambas as opções oferecem facilidades aos visitantes e ajudam a dirigir a sua URL do Twitter às ferramentas de busca.

5. Disponibilize a sua URL


Nas configurações da sua conta, certifique-se de colocar a URL do seu website, ou talvez o use para promover sua presença em outra rede social, por exemplo: seusite.com. Essa é uma boa maneira de dirigir o tráfego para a destinação de sua escolha.

6. Escolha os caracteres iniciais de cada Tweet com atenção


A “introdução” de cada tweet parece ser importante para a SEO já que é o que aparece nos resultados de busca do Google. Aproximadamente 42 caracteres são incluídos em cada resultado, sendo eles o seu nome e os primeiros caracteres do Tweet. Tenha em mente que seu Tweet inteiro com todos os seus caracteres ainda será indexado pelas principais ferramentas de busca.

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[os primeiros caracteres do seu tweet podem ter um
maior impacto no seu futuro valor SEO.]

7. Enriqueça seu Tweet com palavras-chave


Sempre que possível, inicie seu Tweet com palavras-chave capazes de identificar o tema a que se refere. Utilize-se de qualquer figura de linguagem capaz de aproveitar oportunamente as pesquisas sobre o tema. Claro que isso não significa que você deva encher seus tweets com termos de negócios. Melhor escolher cuidadosamente as palavras que transmitam sua mensagem e lhe permitam alavancar o índice de relevância em tempo real e a longo prazo através das ferramentas de busca.

8. Preocupe-se com a “Retwittabilidade


Certifique-se que seu limite de caracteres permita o Retweet! Se você quer que a mensagem se prolifere no Twitter, o ideal é manter-se abaixo dos 120 caracteres, assim seus followers poderão facilmente adicionar “RT @SeuUsername” na frente do tweet. O número de caracteres a ser reservados é variável, pois depende do tamanho do seu Nome de Usuário.

9. Forneça links


Insira links para redirecionar os usuários ao seu conteúdo. O Twitter já provou ser um ótimo direcionador de trafego para blogs e outros sites, através da disponibilização de links. Se for postar links, utilize-se de um dos muitos redutores de URL disponíveis (TinyURL, Bit.ly (smiletwitterseo As 10 melhores dicas de SEO para Twitter) e migre.me são alguns exemplos). Recomendamos o uso do Bit.ly, pois ele rastreia os clicks do link que você postou. O Bit.ly também é capaz de rastrear links agregados. Por exemplo, se múltiplas URLs foram criadas e todas levam ao mesmo destino, o serviço pode rastrear e relacionar os clicks para todos os links juntos. O Bit.ly também rastreia clicks por hora, assim você pode saber a que hora as pessoas clicam mais no seu link.

10. Sempre de o que eles querem


Quando fornecer links Bit.ly ou qualquer outra URL, assegure-se que levem a paginas com conteúdos ricos e interessantes. Usuários do Twitter são famintos por informação, e acostumados a obtê-la imediatamente. Mande os usuários diretamente aos detalhes ao invés de fazê-los procurar por eles.

Cadastre-se rapidamente para comentar, escolha sua Rede Social favorita.
(Se não estiver vendo mais os ícones das Redes Sociais, significa que já está cadastrado).
Li e concordo com os termos de serviço.

10 Comentários »

  1. William Nagase 25/06/2010 at 4:57 PM - Reply
    Legal as dicas, parabéns pelo post, isso vai ajudar muitas ao amigos que estão iniciando o caminho do SEO.
    Abraço
  2. DiegoPhotoshop 21/07/2009 at 8:24 AM - Reply
    ‘ Muito boa as dicas, obrigado. eu tabalho com o photoshop e tenho meu blog no twitter.
  3. Thales 21/07/2009 at 12:55 AM - Reply
    Sim eu sei disso, mas a questão se a maioria sabe. Isso não me atrapalhou e nem vai atrapalhar, mas no futuro pode vim a atrapalhar alguém.

    Mas do ponto de vista comercial isso é uma ótima para as empresas, as promoções, produtos e todo o resto que eles twittam vai aparecer lá.

    Eu só axo que cada um divia escolher se seus twitts vão ou não aparecer, como já foi feito com outras redes sociais.

    • @BrunoSwell 21/07/2009 at 1:07 AM - Reply
      Thales, ah sim, mas isso não é jogo para ambas as partes digo Google e Twitter, seria uma outra opção.
      por exemplo quando comecei no twitter tinha cerca de 10.000 brunoswell no google, agora vc encontra cerca de 25.000, o que faz muita diferença para quem trabalha com isso como vc mesmo falou.
  4. Thales 20/07/2009 at 8:36 PM - Reply
    Eu axo que as dicas valem apenas pra empresas, pois a maioria dos usuarios são casuais e twittam oque comeram, ou que neste momento perderam seu chinelo, e isso é o legal do twitter as pessoas saberem oque está se passando com um desconhecido neste momento.

    Eu sou contra os twetts aparecerem nas buscas, axo que são informações casuais e que não ajudariam aquem tava pesquisando, se ele quer ver os ultimos tweets sobre tal assunto tem isso no próprio twitter. É desnescessário.

    Ou então uma opção no perfil (que começaria desabilitada) para a divulgação de seus twetts no Google.

    Is This!

    • @BrunoSwell 20/07/2009 at 10:28 PM - Reply
      Mas ai que está, quem sabe procurar mesmo coloca um -twitter, quando necessário :) Não acho que tenha que sair do google :)
    • @BrunoSwell 20/07/2009 at 10:31 PM - Reply
      Exemplo simples: se vc digitar no google: o que é rt
      Vão aparecer coisas do twitter
      Experimente digitar o que é rt -twitter
      Aparece outro conteúdo
      Espero que tenha gostado da dica :)
  5. Bia Almeida 20/07/2009 at 12:54 AM - Reply
    Já tinha percebido a indexação de perfis e de tweets no google e espero que agora que ela será ‘oficial’ e em tempo real, a busca seja realmente seletiva.
    Se não for, os tweets do Marcelo Tas por exemplo estarão sempre no topo das buscas (por serem muito vistos, clicados, retwittados e etc).
    Alguns temas pra busca podem se tornar um inferno, os temas muito falados no twitter.
    Enfim, é apenas opinião nem tenho certeza se estou raciocinando a coisa toda certo rs.

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